17.5.20

QuaranTalks #004 - Trinta


Hoe! Torço muito para que você esteja bem :)

A ansiedade bateu muito forte neste meio tempo e é por isso que não dei notícias até então. E tá tudo bem - acho que, por mais frustrante que seja admitir, essa é uma condição inerente a esta jornada.

Como estamos?


Cheguei à casa dos trinta! Confesso que senti um pouco de estranheza por fazer aniversário em meio ao isolamento, já que, a princípio, parece que não há clima nem motivo para comemorar. Mas tem sim: eu estou viva - e por trinta anos! Estou saudável, rodeada de uma família que me ama, de amigos que se importam de verdade comigo e estes todos estão gozando de saúde também. Saúde. Vida. Acho que são os maiores presentes que poderia receber. 💙

Não sei quanto a você, mas tomar consciência do que está acontecendo com outras pessoas e famílias neste particular momento está me fazendo valorizar muito mais o que outrora nos iludíamos em crer que seria mais do que certo e garantido: saúde e vida. "Nossa, que exagero..." Será mesmo? Sinceramente, eu não sei como meu organismo ou os dos meus entes queridos reagiria diante desse vírus; você sabe? E mesmo que não fosse a situação dessa doença, há muitas circunstâncias e acidentes que podem acabar com a gente - de uma hora pra outra, plau. Acabou.

Converse mais com quem você gosta, mesmo que more longe ou a apenas duas quadras - afinal de contas, distância até ficou irrelevante nesse sentido, né? Pode ser sobre coisas boas, lembrar alguns perrengues que passaram juntos... Quem sabe chorar um pouco, xingar bastante... E que tal um programinha de todos assistirem a uma série, um filme ou um show ao mesmo tempo, para comentarem juntos? Entra pipoca, entra breja, entra aquele brigadeiro de colher quentinho - hummm... 😋

Não precisamos passar esse tempo de forma sombria, tampouco sozinhos. É menos sobre despedidas e arrependimentos e mais sobre criar memórias, fazer-se presente, compartilhar carinho. Tente por aí e me conta como foi! É legal pensar no tanto de coisa que vamos fazer depois desse momento passar, mas mais bacana ainda é ver que não precisa adiar a companhia e os bons momentos que pode viver hoje.

... Desculpe, estou emotiva, haha!

Pílulas aleatórias


▼ Estamos em isolamento há quase três meses e o comichão da tesourada no cabelo está começando a me pegar. Cabelo curto é super prático, mas precisa de uma manutenção, no mínimo, mensal para ficar numa situação bacana. Hoje, defino minha cabeça como um cogumelo peludo e rebelde...
Entre a programação diária, já incluímos o hábito de abrir o Pinterest só pra passar longos minutos caindo de amores por cortes de cabelo alheios. Minha nova obsessão, por exemplo, é adotar uma franja curtíssima, com uma testa totalmente descoberta, sem medo de ser feliz - e o visagismo que lute, haha! 😆

▼ Eu fico super abobada toda vez que alguém lembra do nosso podcast! Mais ainda quando são pessoas que a gente sequer imaginava que poderia alcançar, mesmo dentro da podosfera. Nesta semana, por exemplo, participamos de uma gravação com feras! Só que tenho de deixar registrada a minha mancada da ocasião.
Vamos lá: eu podia jurar de pé junto que a gravação em questão seria no dia seguinte àquele que combinamos (e olha que fui eu mesma que marquei, hein). Ocorre que, no dia certo pra gravar, estava eu bem bela e plena na sala, vendo TV e beeeem longe do celular, enquanto a Miwa estava ligando e mandando mensagem horrores pra esta louca varrida aqui, que deu perdido por quase uma hora! 🤦
Que bom que decidiram gravar mesmo assim... Eu peguei o bonde andando e todos foram muito gentis comigo, mas peço desculpas novamente pela burrada. 🙇 Dito isso, aguardem as novidades, haha!

E o governo?


Muitas coisas aconteceram desde o meu último post, mas a coincidência é que, naquela ocasião, relatei a saída do Ministro da Saúde. Bem, adivinha o que aconteceu? Seu sucessor à frente da mesma pasta também saiu! E não é que faz tanto tempo assim que não escrevo no blog - sua passagem pela cadeira totalizou menos de um mês.

Esse distinto senhor, inclusive, parecia uma pessoa completamente diferente daquele zumbi cujo fundo dos olhos apenas servia de morada para o vazio e o desespero: na coletiva de imprensa de despedida, era um cara ousadia e alegria, de cútis viçosa, corado, batonzinho rosa nos lábios e que até demonstrou saber fazer sinal de positivo e piscadela pra finalizar seu curto discurso. Minhas suspeitas é de que recebeu a alma de volta ao quebrar o pacto com as criaturas das trevas ou simplesmente tinha acabado de receber uma transfusão de sangue.

Fato é que isso aconteceu na sexta-feira e hoje, domingo, não temos ainda um nome à frente da pasta da Saúde, num país que registra oficialmente mais de quinze mil mortes em decorrência da pandemia. Ainda assim, o chefe de Estado continua não agindo como a posição minimamente exige (nada que fuja ao esperado, na verdade) e somos obrigados a dividir a atenção entre o avanço da doença e as picuinhas que ocorrem dentro do governo, incluindo aí declarações e insultos feitos no Twitter.

Haja cortina de fumaça pra tanta incompetência, mas não deixo de criticar também a imprensa, por dar espaço, material e palco pra essa galera maldita brilhar. Isso que é dar a outra face, pra gente assim escarrar de graça?

Por fim, gostaria de propor o cancelamento da instituição "nota de repúdio", porque, se ainda serve pra alguma coisa, é apenas embalagem para o que chamamos de inércia. Se poupem e nos poupem de mais frustração e vergonha alheia.

▼ ▼ ▼

É isso, gente! Não tem como fechar esse papo muito feliz quando deixo o tópico das notícias por último, né? Infelizmente, não pretendo abrir mão dessa parte, porque o registro é importante e dá mais sentido ao sabor meio jururu que esta série de posts tende a imprimir.

Alienar-se totalmente pode ser até a vontade de muitos, mas acho que não deveria ser uma opção, ainda mais na situação em que estamos. Ao mesmo tempo, se isso não for parte do seu trabalho, não vejo por que seria necessário entrar numa espiral de notícias por horas e horas a fio. Informe-se o suficiente, reflita a respeito, mas tente se preocupar mais com o que você pode fazer, com o que está ao seu alcance e sob seu controle. Esse é um conselho carinhoso pra mim e pra você, tá bom? 💙

Lave bem as mãos, use máscara sempre que sair de casa e dê belos puxões de orelha em quem você ama, mas não está se protegendo! 💢
Para ouvir esta que vos escreve, é só conferir o podcast Not So Kawaii :)

Um comentário

  1. Feliz aniversário atrasado (embora eu já tenha te felicitado nos 45 do segundo tempo na data), mas o importante mesmo é estar com saúde (em todos os sentidos da palavra), estar feliz e nunca perder a esperança mesmo nesses dias ainda fechados.

    Eu não acredito que você entrou na versão 3.0!!!!!!!!!!!!!!! Jurava mesmo que você tivesse uns 20 e pouquimhos. Mas o importante, como volto a dizer, é continuar sendo essa pessoa maravilhosa que você é, não importa a idade. Certo que temos que ter maturidade para certas coisas...

    Bem, como você deve ter acompanhando mais ou menos o pessoal daqui, dia 14 (quinta que passou) 3/4 das províncias sairam do estado de emergência, mas isso não significa que o povo aqui vai ficar saltitando feito gazela solta no parque, não. Ainda tem uma série de restrições e nem todos os comércios reabriram. Isso porque a última vez que saí de casa foi semana passada pra comprar pão e verduras na vizinhança. Uma amiga minha que foi para Nagoya ontem (dia 18), disse-me que o movimento estava bem abaixo do normal (quase ninguém) e os trens, no horário de pico (17h) estavam com pouca gente que dava pra escolher lugar pra sentar.

    Sem contar que agora encontram-se máscaras e álcool em gel em todo o canto, mas o precinho nunca mais será o mesmo, por enquanto.

    Eu acompanho as notícias só na parte da manhã e no fim da tarde (porque saem as informações do Ministério da Saude, Trabalho e Bem-Estar Social, porque o dia todo falam da mesma coisa. Sabemos que temos que ficar informados, o ruim é um talk-show do almoço que tenho tanta raiva que nem assisto, porque os comentaristas não são flor que se cheire e esse talk-show já começou errado desde que entrou no lugar do Waratte ii tomo.

    Na verdade, eu ainda estou de "férias remuneradas" a pedido da empresa, porque ordens da matriz, que ninguém retornou ainda, pois fica em Tóquio. Até lá, mais duas semanas ocupando bem o tempo, desde dar um trato na casa até ficar ouvindo (de novo) o podcast Not So Kawaii XD

    Eu ainda tenho um pouco de esperança que o povo contribua para sairmos dessa, o que dói é saber que ainda existem pessoas que ignoram o que acontece ao seu redor (infelizmente tenho parente que não aceita a quarentena, mesmo ela tendo pais na faixa de alto risco, e todo mundo alertando ela, tentando enfiar na cabeça a situação atual, mas, como disse pra minha mãe "infelizmente ela vai ter que acontecer algum caso com parente bem próximo dela pra entender". Tanto que eu cortei relações com essa parente por causa dessa cegueira toda que ela está tendo desde as últimas eleições)

    Caramba, acho que comentei demais, né? Pior que sou assim mesmo, quando me empolgo, socorro, ninguém me segura XD

    Amenidades aleatórias: eu também preciso passar uma boa tesoura nas madeixas, estou desde dezembro procrastinando pra ir cortar, já está no ombro e só vou cortar um pouco antes de tirar foto pra renovar minha carteira de habilitação (em julho). Sim, também virei adepta do curto, mas ainda nao criei coragem pra deixar a franja mega curta como você mencionou (do estilo da cantora Kaela Kimura, eu acho).

    Aleatórias 2: Recentemente assistindo programas de variedades e internet radio, mencionaram que estão curtindo ASMR para relaxar mesmo antes da pandemia. Obviamente, lembrei de quem, né? (E eu fico bem relaxada em casa quando chove, ou de manhãzinha quando dá pra ouvir pássaros cantando, ou à noite quando consigo ouvir até os grilos cantando. Sim, no bairro tem muito arrozal.)

    Ficando por aqui, e fico feliz em saber que você está bem, e importante mantermos nossa saúde mental, física e emocional mesmo nesses tempos.

    Beijo de cotovelo, beba água, se puder ao máximo fique em casa.

    E não esqueça da máscara e alcool gel quando precisar sair. :D

    ResponderExcluir

@subindonolustre no Instagram

© Subindo no Lustre. Design by Fearne.