9.4.20

ASMR Day, 2020

(Imagem: Bakery ASMR)

Hoe! Espero que esteja tudo bem com você. :)
Hoje é o ASMR Day, dia de espalhar a palavra e enaltecer esse fenômeno chamado ASMR! 💙

O nome completo é complicado (em inglês, Resposta Meridiana Sensorial Autônoma), mas a sensação nem tanto assim: é um tipo de formigamento suave, que começa da cabeça, vai pra espinha e pode se espalhar por outros membros do corpo, geralmente provocado por um "gatilho". Pode surgir quando alguém está cortando ou penteando nosso cabelo, quando ouvimos o som craquelado de páginas sendo viradas ou ainda quando prestamos atenção no tom de voz gentil da fala de alguém...

Os gatilhos para ASMR podem ser visuais, táteis e auditivos e o que é um estímulo para alguém pode não servir para outra pessoa. Por exemplo, Fulano gosta do som da madeira ao ser dedilhada suavemente; já Beltrano não suporta isso, mas sente ASMR ao ouvir o som da chuva. Quem é mais suscetível ao ASMR se sente mais calmo, confortável e relaxado a partir daquele formigamento. Procurando satisfazer essas preferências tão diversas, há pessoas que reproduzem esses estímulos em vídeos no YouTube; costumamos chamá-las de "artistas de ASMR".

No post de hoje, procurei reunir e apresentar as produções que mais gosto de alguns dos artistas de ASMR que acompanho. Fico na torcida para que você goste ou, se já gosta, encontre por aqui novos trabalhos para seguir! 😊

ALERTA: acho que este não é um post legal pra algumas pessoas que tenham misofonia, ou seja, que tenham reações adversas a certos ou muitos sons. Se for seu caso, eu sugiro que não se aventure pelos vídeos, pois pode ser uma experiência frustrante... Obrigada por ler até aqui e nos vemos em outro post! :)

"Let Me Take Good Care of You", de Latte ASMR



Latte é uma artista de ASMR sul-coreana que preza muito pela qualidade das suas produções de roleplay: a gente realmente consegue mergulhar na proposta de cada vídeo e acreditar que ela é uma colega de quarto, a enfermeira da escola ou a nossa mãe mesmo, haha!

Embora sua língua nativa seja a coreana, a maior parte dos vídeos recentes da Latte são em inglês. Ela se dedicou bastante com a pronúncia e pudemos acompanhar seu progresso em cada novo lançamento. Dito isso, acho que não tem com o que se preocupar, pois qualquer um de seus vídeos será uma ótima pedida para embalar o seu sono. 😴

  "Space Journey", de Ella ASMR



Ella é outra artista de ASMR sul-coreana e, diferente da Latte, todos os seus vídeos são produzidos em coreano. Contudo, o que são barreiras linguísticas quando se tem uma voz tão poderosa, não é mesmo? Fiquei encantada desde o primeiro vídeo que o YouTube recomendou, hehe! 😍

Em seus trabalhos mais recentes, Ella nos guia por situações com uma atmosfera futurista: desde viagens espaciais até tecnologias novas para massagens e outros tratamentos que continuam a relaxar a gente. Se você resistir às pálpebras pesadas do soninho gostoso chegando, dá para acompanhar as falas da Ella com a opção de legendas no player do YouTube.

"SCI FI Role Play", de Isabel Imagination ASMR



A Isabel é holandesa, mas a maior parte de seus vídeos são produzidos em inglês. Já acompanho seu trabalho há algum tempo e fico admirada com a sua criatividade, pois a maior parte de seus vídeos são roleplays e cada um é feito a partir de um tema diferente, muitos, inclusive, com direito a muito cosplay! 🤩

É difícil escolher apenas um vídeo que eu goste, então fui no caminho dos mais recentes! Tenho a impressão de que ela lançou este pouco antes da quarentena ficar mais intensa na Europa, então hoje pode haver pessoas que considerem um conteúdo meio insensível. Eu tenho tentado simular que ela está falando de qualquer outra doença, em prol de prestigiar essa ótima produção. Bom, é só pra avisar, caso você não consiga ignorar, beleza? :)

"Boyfriend Gives You an Ear Massage", de Rekken and Yu



Acho que Rekken e Yu são youtubers gamers, mas, em algum momento, começaram a corresponder alguns pedidos de seus seguidores para produzir conteúdos ASMR. A Yu tem uma voz muito fininha que não vai ao encontro dos meus gostos; em compensação, a voz do Rekken me agrada bastante.

Rekken tem essa série "Boyfriend" no canal, em que ele faz o papel de namorado e fala vários nadas em inglês, além de te paparicar um pouco como namorade. No final, prestigio mais pelo tom baixinho de falar - eu sou uma pessoa de gostos simples, gente, haha! 😂

▼ ▼ ▼

Ah, existem vários artistas de ASMR brasileiros também e dou todo o apoio para que seus trabalhos sejam valorizados! Infelizmente, eu não consigo curtir muito ASMR feito com a língua nativa, pois me forço a prestar mais atenção ao que está sendo dito, não conseguindo relaxar de fato... 😞

E é isso! Torço para que você tenha curtido e ficado mais curioser sobre ASMR!
Beijos de cotovelo e até a próxima!

Um comentário

  1. Ohayou! Olha eu que entrei na campanha 'fique em casa'.
    Sobre o ASMR, curiosamente hoje (dia 16) no programa Mezamashi, mostraram alguns vídeos do compositor e artista do Golden Bomber, o Sho Kiryuin, em silêncio, contemplando o barulho da lenha queimando e dirigindo um carro. Ou seja, ele é adepto do ASMR (tanto que muita gente estranhou o fato dele ficar uma hora em silencio, colocando lenha na fogueira (literalmente) ou dirigindo numa estrada).
    Existem alguns sons que me relaxam, no meu caso, seria o barulho da chuva caindo à noite.
    Ultimamente o assunto tem rendido muito por aqui, até um site de receitas que eu acompanho, tem horas que eles fazem um video de ASMR com o barulho de cortar legumes, por exemplo. Fica bem interessante!

    Beijao de cotovelo pra ti e cuidado!

    ResponderExcluir

@subindonolustre no Instagram

© Subindo no Lustre. Design by Fearne.