9.4.17

ASMR Day, 2017

Você sabe o que é ASMR? Para ser bem sucinta, é uma espécie de resposta agradável do corpo, geralmente com "arrepios" vindos de trás da cabeça, a certos estímulos sensoriais. Aparentemente, nem todo mundo consegue sentir esse tipo de resposta, e cada um daqueles que sentem pode responder a diferentes estímulos.

asmr day tingle trigger

Nesse universo, esses estímulos são chamados de gatilhos (triggers) e podem ser dos mais diversos: o som de páginas de livro sendo folheadas ou de embalagens plásticas sendo manuseadas; ver um tecido ser acariciado ou movimentos graciosos com as mãos... No geral, os gatilhos costumam ser auditivos, visuais e táteis.

O ASMR já virou uma categoria sólida de vídeos no YouTube, na qual os criadores de conteúdo reproduzem essa vasta variedade de gatilhos e atendem a uma grande demanda da comunidade que tem essa sensibilidade.

Eu descobri há uns cinco anos que "tenho" ASMR e costumo recorrer aos vídeos criados por ASMR artists para descansar, relaxar ou simplesmente dormir. Aliás, faz bastante tempo que não durmo sem um desses vídeos embalando meu sono...

Como hoje, dia 9 de abril, é o ASMR Day, quero aproveitar a data para mostrar os meus vídeos favoritos (no momento) - e talvez você possa descobrir algo novo a seu respeito no meio do processo! Coloque seus fones de ouvido, se acomode na cadeira e vamos lá! 😉

"1 Hour of Binaural Beer Suds & Bottle Cap Sounds", de Ephemeral Rift

Boom, cerveja! Quem diria que essa iguaria daria um bom vídeo de ASMR? Com essas borbulhas suaves todas no meu ouvido, eu durmo rapidinho... 😊

"ASMR Forks Scratching Your Ears . Whispering", de The ASMR Circus

Esse aqui também é bem inusitado, mas eu gosto bastante pela velocidade lenta em que o microfone é "escovado" pelos garfos, hehe 😍

"Binaural ASMR. Dry Leaves", de DonnaASMR

Esses sons craquelantes são alguns dos meus favoritos gatilhos de ASMR! Daria para ser o som de tesoura cortando papel ou daqueles celofanes sendo amassados... Mas essas folhas secas fazem um som tão delicado e único que acabaram como minha melhor referência 💙

"ASMR Mouth Sounds", de WhispersRed ASMR

Se, lendo este post, isso ainda não passou pela sua cabeça, chegou a hora de pensar que os meus gostos são mesmo esquisitos, hehe! 😂
Ah, mas eu gosto bastante dos vídeos de "atenção pessoal" e de sussurros ou de fala suave perto do ouvido, sendo que os meus favoritos vêm justamente da Emma, do canal WhispersRed ASMR. Não sei se só eu penso assim, mas acho que ela tem um jeitão de mãe, passando uma paz e segurança que me cativam demais... 💙


Eu quis mostrar o ASMR por aqui, mas sei que, na real, é um caso de amor ou ódio.
De qualquer modo, super entendo caso não venha a agradar...

Mas, de boas: sentiu alguma coisa assistindo a esses vídeos? Me conta! :)

8 comentários

  1. ahuuhauha acabe de descobrir que também tenho! Por chuva, barulho da cafeteira, folhas secas, que doideira, amei huahua *O*

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoe, Bruna! Tudo bem? :)

      Aaah, é sempre bom encontrar outra pessoa que também tem ASMR! Se você acabou de descobrir, vai encontrar no YouTube um paraíso de oportunidades para descobrir muitos dos seus gatilhos e revisitá-los quando bem quiser ;)

      Bem vinda ao mundo ASMR, flor!
      Beijos~

      Excluir
  2. descobri o que é isso esse ano, porque estava com muita insônia e me falaram que ASMR poderia ajudar. Só que eu não consegui... esses barulhinhos me irritaram demaaaais e me distraíram... enfim, foi pior. hahahahahahahhaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoe, Helô! Tudo bem? :)

      Lamento por isso, flor! Mas entendo, de fato, ASMR é motivo de amor ou de ódio mesmo. E tudo bem, sabe? :')

      Na verdade, eu não reajo bem a todo e qualquer gatilho que propõem (tem o de ouvir as pessoas comendo, por exemplo; esse é super popular, mas a mim só provoca irritação), então talvez tenham te recomendado algo que não agrada de fato. Ou talvez você não tenha ASMR mesmo e aí não tem jeito... Quem sabe seu ASMR seja provocado por outros tipos de gatilho, né? :)

      Obrigada pela sua posição sincera, flor!
      Beijos~

      Excluir
    2. Karupin, você curte ASMR???? *0* Eu sou viciadaaaaaaaaaa hahahah me inscrevi em varios canais, Gentle Whispering, Fairy Char, Latte ASMR, mas tudo começou com um video beeeem antigo de barbearia... Não conhecia esses deste post que voce escreveu, mas já entraram na minha lista!!! Obrigada pelas dicas!!!

      Excluir
    3. Hoe, Mika-chan! Tudo bem? :)

      É tão bom saber que uma amiga também gosta de ASMR! Estou muito feliz com a descoberta, de verdade! ♥

      Ah, a minha descoberta também foi com um vídeo antigo, até mega amador, de uma moça acariciando bem de leve os próprios braços...

      Conheço esses canais aí também e tenho me encantado com a graça que é a Latte! Gentle Whispering é clássico, essa mulher é uma diva do ASMR! *u*

      Se quiser trocar figurinhas sobre ASMR, indicar vídeos, conversar e tudo mais, estou sempre à disposição, hehe! :)

      Beijos, flor~

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dessa ASMR O_O Ela só causa sensações positivas? Pq eu sinto o contrário... nossa, sussurro me deixa nervosa!!! Barulhos estranhos que as pessoas fazem com a boca >_< nossa, fico nervosa só de pensar, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoe, Andrea! Tudo bem? :)

      Huahuahua, de fato, ASMR não é tão conhecido por aqui, mas já está conquistando seu lugar no conhecimento pop lá nas gringas... :')

      Ah, e é como eu disse no finalzinho: ASMR é algo que desperta amor ou ódio mortal. No caso, você pode ter ASMR, mas não responde a esses estímulos que eu listei; ou pode apenas não ter e não reagir bem a essas coisas.
      Mas ó, se você gostar de cafuné e/ou de barulho de chuva, talvez possa ser uma candidata que ainda não encontrou seu gatilho. ;)

      Beijos, flor~

      Excluir

@subindonolustre no Instagram

© Subindo no Lustre. Design by Fearne.