2.1.15

Doujin BL Drama CDs


Acho que uma das maiores descobertas que fiz em 2014 foi a existência dos chamados "Doujin BL Drama CDs". Mas o que é isso, benina? 🤔 Bem, são como aqueles Drama CDs com romance entre dois homens que costumo resenhar aqui no blog, mas não são lançados por grandes marcas do ramo nem contam com aqueles dubladores topzera. Espero que não chegue a ofender, mas os considero BLCDs amadores, de "segunda mão", tal qual os doujinshis/fanzines com personagens originais estão para os mangás/quadrinhos...

Até por serem produções desse tipo, com um elenco praticamente anônimo e nenhum nome ou título para zelar, há uma certa "liberdade" para criarem propostas mais ousadas e abusarem de atuações mais picantes. 🤤 Ah, não que os seiyuus no mercado não o façam, mas as oportunidades dessas interpretações ocorrerem são bem raras e é necessário se "esconderem" sob pseudônimos para não serem ligados diretamente a esses trabalhos. 💦

Uma coisa que achei muito bacana nesses títulos que pude ouvir é que todos são interpretados por uma pessoa que "interage" com o ouvinte, ou seja, não somos um espectador, mas sim a outra parte da relação! 😱 Isso pode ser super comum nos Drama CDs Otome - que retratam romances heterossexuais para um público feminino -, mas é uma raridade entre os BLCDs. Está curioso? Pois vamos conhecê-los agora! ✨


Danshi-zeme 3bon shoubu! ~Ore-sama-hen~

Elenco: Mitsumine Bunzo; Higurashi Souta; Kiryuu Kei
Lançamento: 27.09.2011
Ouça em: - indisponível -

O título da coleção "Danshi-zeme 3bon shoubu!" (numa tradução mega livre, "O desafio de avançar em três homens") não guarda mistério algum sobre a sua proposta: o ouvinte, na qualidade de seme, tem uma relação sexual com cada um dos três rapazes da capa dos volumes. Neste primeiro volume, todos os personagens têm um gênio forte, atrevido e todo cheio de si - um dos jeitos de chamar esse tipo de personalidade no Japão refere-se a como o próprio cara deve pensar sobre si mesmo: "ore-sama" (algo como "o superior eu").

Na primeira situação, o ouvinte é o gerente de uma loja de bebidas que se interessa por um de seus funcionários, que está um pouco insatisfeito com seu trabalho e está aberto a relações com homens. Na segunda, assume-se o papel de um professor de meia-idade subestimado por um aluno arrogante que é popular entre as garotas, mas ainda é virgem. Já na terceira situação, o ouvinte é o representante de classe apaixonado por um colega delinquente e ocorre dos dois ficarem sozinhos na sala depois da aula.

Confesso que gosto muito de plots em que um personagem arrogante fica completamente derretido por outro que não costuma ter um pingo de soberba, mas nem todas as faixas me agradaram. A terceira faixa foi bem no-no para mim, porque o tal delinquente fala demais e tem um tom de voz meio irritante - dê uma chance ainda assim, porque vai ver é mimimi da minha parte, haha! 🙄 Já a primeira faixa... Glória à deusa, hein? 🙏 O dublador foi muito sexy e me fez fraquejar com uma fala do tipo "pode vir com tudo, eu aguento"... 🤤



Danshi-zeme 3bon shoubu! ~Kouhai-ken~

Elenco: joe; Daitabashi Masao; Sakiware Inu
Lançamento: 09.10.2011
Ouça em: Sound Cloud

No segundo volume da coleção "Danshi-zeme 3bon shoubu!", todos os personagens são juniores (kouhai), alunos de séries anteriores à sua, e estão completamente apaixonados pelo ouvinte, que ocorre de ser seu veterano (senpai) em diferentes contextos.

Na primeira situação, o ouvinte é o presidente do clube de kendô e está voltando para casa na companhia de seu junior, com o qual namora há um mês, mas ainda não fizeram muitos avanços no relacionamento. Na segunda, assume-se o papel de um veterano valentão que atende o chamado de seu junior para uma sala vazia; o que pensava ser o convite para briga era, na verdade, uma confissão de amor de um garoto tímido meio masoquista. Já na terceira situação, mais do que um veterano, o ouvinte vira um criminoso mesmo (estou revoltada sim, haha) ao atacar seu junior no trem lotado.

A meu ver, embora eu tenha gostado mais das interpretações deste volume do que do primeiro, falta um temperinho Sazon em todas essas faixas, haha! Talvez porque falte um pouquinho de angst, sei lá... E bem, temos a terceira faixa problemática. A perspectiva é interessante, já que acompanhamos o que está passando pela cabeça do junior, mas o ato em si do assédio é difícil de aceitar.


Boku ga zenryoku de nagusamete ageru

Lançamento: 25.06.2014
Elenco: Hatagaya Kouji
Ouça em: Sound Cloud (versão Uke | versão Seme)

Em mais uma proposta em primeira pessoa, o ouvinte é recebido pelo personagem da capa do Drama CD, que é seu parceiro e mora na mesma casa. Faladeiro que só e muito sensível, o namorado de longa data logo percebe que seu amado ouvinte está chateado, mas, sem conseguir saber o que realmente ocorreu naquele dia de trabalho, esforça-se para consolá-lo na cama - ou melhor, no sofá da sala.

Pelo que dá a entender, o parceiro do ouvinte geralmente é o ativo (seme) na relação, mas, dadas as circunstâncias especiais, ele te dá a oportunidade de escolher o que o animaria da melhor forma: ser o passivo (uke), como de costume, ou fugir um pouco da rotina e ser o seme nesta noite, resultando em duas faixas diferentes para se deliciar.

Um personagem meio simples, de uma sensualidade natural e que, apesar de ser tratado de uma forma meio fria pelo ouvinte tsundere, é muito devotado ao seu amor: a escolha do seu seiyuu foi muito feliz para, além de passar claramente essas impressões, assumir os papeis de uke e seme sem forçar tanto a barra - o que é louvável! Porque a versão seme se parece muito com aquelas situações de Otome Drama CDs, das quais já enjoei um pouco, eu gosto mais da faixa em que ele é uke, com direito a moans dignos. ♥ Apenas não dei mais crédito porque... Hm, talvez eu estivesse esperando mais entrega na interpretação, haha!


Otoko musume jya dame desu ka

Lançamento: 12.09.2014
Elenco: Tokisaka Hajime×Hiiragi Yuuya
Ouça em: - indisponível -

Fuminyan atende clientes num maid cafe. Sendo esse um ambiente em que pode usar os figurinos mais fofos possíveis, não poderia estar mais feliz com seu trabalho de meio-período. Contudo, isso faz parte de sua vida dupla: Fuminyan é Wataru, um jovem colegial que, embora não se sinta desconfortável com o seu corpo, sente-se muito bem ao se vestir como uma garota.

Certo dia, a declaração de amor de um de seus clientes mais fiéis no café pega Fuminyan de surpresa, ainda mais pelo fato de já saber, desde o início, que sua atendente favorita era um rapaz. Apesar de não ser homossexual, Wataru fica lisonjeado, mas isso suscita numa abrupta situação em que o cliente o leva para um motel, onde acaba tendo sua primeira vez.

Como disse, é um desenvolvimento bem atropelado, mas não parece que Wataru esteja naquela situação contrariado, apenas está confuso - e a gente, como ouvinte, também. A meu ver, pretendeu-se retratar essa experiência como uma sessão de superações para Wataru, o qual carrega muitas inseguranças, tanto que chora em alguns momentos por receio de não ser aceito do jeito que é. A ideia até que era boa, mas a situação é repentina demais e a atuação do dublador não convence muito.

O Drama CD possui duas faixas, sendo estas opções diferentes para acompanhar a mesma história: em uma delas, apenas o dublador do Wataru fala, de modo que o ouvinte tem a experiência de participar como o cliente "apressadinho"; já na outra, há um outro dublador que interpreta o tal cliente e o ouvinte torna-se apenas um espectador. Eu prefiro a primeira faixa, porque, na segunda, as falas parecem mal encaixadas (como se tivessem sido gravadas separadamente) e isso tornou essa experiência um pouco desagradável.


Ore ga zenryoku de motenashite yaru

Lançamento: 18.10.2014
Elenco: Soba Tarou
Ouça em: - indisponível -

A proposta é bem simples: o jovem tsundere e um pouco arrogante que ilustra a capa deste Drama CD está a fim de agradar você, seu parceiro que costuma ser o ativo (seme) da relação.

Na mesma linha de "Boku ga zenryoku de nagusamete ageru", há duas faixas em que o ouvinte pode escolher como o personagem pode melhor lhe "satisfazer": para quebrar um pouco a rotina, ele pode ser o seme desta vez ou pode seguir sendo o uke (passivo). Nesta opção, ele está bem ansioso para apimentar as coisas usando seu uniforme de trabalho, mas descobre que acabou pegando o uniforme errado: o de garçonete.

Dados os meus gostos pessoais, eu preferi a faixa em que o personagem é uke, derretendo-se aos poucos com as carícias do seu parceiro. Contudo, essa escolha também se deve ao fato do dublador não ter convencido muito como seme, o que tornou a outra faixa bem desagradável de acompanhar.

Postar um comentário

@subindonolustre no Instagram

© Subindo no Lustre. Design by Fearne.